Periodontia é a Especialidade da Odontologia que previne, estuda e trata os problemas dos tecidos de suporte dos dentes, o chamado Periodonto, que é constituído pelo osso alveolar, ligamento periodontal, cemento radicular e gengiva.
Contamos com profissionais especializados na área porque queremos você sempre com um sorriso saudável e duradouro!
Quais os sinais mais comuns da doença periodontal?
O sinal mais comum da doença é o sangramento na gengiva, que acontece na escovação ou no uso do fio dental. Em casos mais graves, esse sangramento pode ser espontâneo, ocorrendo com mais frequência durante o sono quando o paciente percebe-o ao olhar para o travesseiro.
Sangramento gengival não é algo normal e está sempre associado a algum grau de gengivite. Além do sangramento, podemos ter como sintomas os seguintes aspectos:
– Gengiva inchada, vermelha e sensível;
– Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
– Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
– Mau hálito persistente;
– Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
– Pequeno movimento dos dentes ao fechar a boca;
– Abscessos.
Os estágios iniciais da periodontite podem passar despercebidos, pois a dor normalmente não é um sintoma! Ao se dar conta, a periodontite pode estar em um estágio avançado e crônico, com danos irreversíveis. Muitas vezes, a única maneira de diagnosticar a periodontite é através de um exame clínico.
Quais as consequências do não tratamento da doença?
Geralmente, os pacientes associam a perda de dentes às cáries. No entanto, principalmente após a quarta década de vida, a maioria das perdas dentais é resultado do agravamento da doença periodontal. Não tratada, leva à inflamação e infecção gengival, além de uma significativa perda óssea e na mobilidade dental.
Outro fator de importante que influencia diretamente na vida social e afetiva do paciente é a presença de halitose. O mau cheiro na boca é decorrente dessa patologia bucal. Com o tratamento de Periodontia ele pode ser resolvido.
Como a periodontite provoca a mobilidade dos dentes?
O processo de formação bacteriana e destruição dos tecidos provoca uma mobilidade ao dente que eventualmente pode ser perdido. Grupos específicos de bactérias orais estão associados à periodontite.
O que pode causar a periodontite?
A periodontite é uma inflamação associada a grupos específicos de bactérias orais. A susceptibilidade a periodontite é altamente variável, dependendo da resposta do hospedeiro. Embora seja a placa bacteriana a causadora da periodontite, a progressão dessa doença, o grau de infecção e as características clínicas são influenciadas por fatores modificadores como fumo, diabetes, alterações sistêmicas, entre outros.
Como saber se tenho periodontite?
A gengiva deve se adaptar e envolver o dente como uma gola olímpica ao redor do pescoço. Na presença da doença, os tecidos de suporte (gengiva e osso) são destruídos, formando-se bolsas que acumulam células mortas, restos alimentares e bactérias ao redor do dente. Na medida em que a doença avança, essas bolsas se aprofundam e formam um espaço ainda maior para as bactérias. Nesse processo, ocorre a retração da gengiva, a destruição óssea e, finalmente, a perda do dente. Durante o exame clínico, são realizados procedimentos para verificar a presença da doença periodontal. Se a doença periodontal é suspeitada, o Cirurgião Dentista pode encaminhar o paciente para um periodontista.
Um periodontista é um Cirurgião Dentista especialista em doença periodontal?
Periodontista é um Cirurgião Dentista especializado no diagnóstico e tratamento da doença periodontal. Uma história médica-dentária do paciente deve revelar os problemas periodontais, as doenças subjacentes que possam estar contribuindo para o problema, e quaisquer medicamentos que o paciente esteja tomando. O diagnóstico da periodontite é determinado através do exame clínico, radiográfico e da história pregressa do paciente. Através do exame clínico e radiográfico, é possível avaliar a quantidade de gengiva retraída e a quantidade de osso perdido em todos os dentes da boca. Essa mensuração ajuda a determinar a severidade e a extensão da doença.
O tratamento gengival causa dor?
Não, se executado da maneira adequada.
Qual é a urgência de se tratar a gengiva quando apresentamos um desses sintomas: sangramentos, inchaços, sensação de mobilidade nos dentes, halitose e outros?
Se você apresenta algum dos sintomas descritos acima é indicada uma consulta com o periodontista imediatamente.
A cirurgia plástica de gengivas é realizada no consultório?
A cirugia plástica gengival é um procedimento para melhorar o aspecto das gengivas e da exposição dos dentes com a finalidade de trazer mais harmonia para o sorriso. Essa intervenção pode ser realizada no próprio consultório odontológico. Os cuidados pós-operatórios consistem em consumo de alimentos frios, líquidos ou pastosos, nas primeiras 24 horas, além de abstenção de qualquer atividade física.
Por que devemos tratar com um especialista em periodontia?
Porque o especialista tem condições de examiná-lo e diagnosticar as patologias adequadamente, além de tornar o tratamento bem mais confortável uma vez que utiliza técnicas e aparelhos especiais, com correto conhecimento científico.
Agendar Consulta
AguardeEstamos enviando sua mensagem.
Envio confirmadoResponderemos o mais breve possível.